Dom Dimas substituirá Dom Vitório na Arquidiocese da Capital

4 MAI 2011 • POR • 16h58

Em razão de sua idade (75 anos) o arcebispo Vitório Pavanello pediu renuncia do cargo após mais de 25 anos como representante oficial da Igreja Católica na Capital. Seu substituto será Dom Dimas Lara Barbosa, que foi anunciado hoje (04) pelo Papa Bento XVI.

Dom Vitório foi o segundo arcebispo de Campo Grande, nomeado em dezembro de 1986.

Dom Vitório completou 75 anos no último dia 20 de janeiro e informou que enviou a sua carta de renúncia ao Papa poucos dias antes de seu aniversário, mas que a autoridade decidiu esperar mais alguns meses até encontrar o sucessor para a Arquidiocese da Capital.

O Código de Direito Canônico no cânon 401 pede que o bispo diocesano, ao chegar aos 75 anos solicite ao Santo Padre a renúncia do ofício de arcebispo diocesano.

Dom Vitório em entrevista concedida a imprensa hoje pela manhã, avisou que por enquanto vai descansar e também trabalhar com a orientação espiritual.

O novo arcebispo de Campo Grande 

Dom Dimas Lara Barbosa nasceu em Boa Esperança, no estado de Minas Gerais, e antes de iniciar sua formação como sacerdote graduou-se em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Estudou ainda filosofia no Instituto de Filosofia São Bento, em São Paulo, e teologia no Instituto de Teologia Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, em São Paulo. Em Roma, fez doutorado em Teologia Sistemática na Universidade Gregoriana de Roma. 

Nascido em 1º de abril de 1956, o religioso foi ordenado padre em 3 de dezembro de 1988.

Em 2 de agosto de 2003 foi nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro, cargo que ocupava até agora, assim como o de secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Com a nomeação do novo arcebispo, Pavanello ficará à frente da Arquidiocese como administrador apostólico até a cerimônia de posse, que ainda não tem data definida.

Helton Verão