A inflação e a deflação dos presentes das mamães, segundo a FGV

4 MAI 2011 • POR • 15h59


Um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que, na média, os produtos e serviços relacionados ao Dia das Mães registram inflação de 5,93% nos últimos 12 meses, ante 6,05% do IPC-FGV, que mede a evolução de todos os preços ao consumidor.

Na cesta de 22 itens pesquisados pela instituição, há grandes variações para cima e para baixo. O televisor, por exemplo, tem deflação de 11,68% entre maio de 2010 e abril deste ano. Outro produto que ficou mais barato é o aparelho celular (-9,53%), assim como a máquina de lavar roupa (-4,33%).

Por outro lado, o relógio está 12,20% mais caro que no Dia das Mães do ano passado, enquanto os calçados femininos registram alta de 6,02%.

O almoço com a mamãe no próximo domingo (7) também não deve sair barato, já que as refeições em restaurantes estão com inflação de 9,94%.