Ausência na apresentação de propostas de governadores preocupa a OAB/MS
19 SET 2014 • POR Mariana Rodrigues/Informações OAB-MS • 22h13Apenas um dos candidatos ao governo do Estado, convidados para participar da Sessão do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), nesta sexta-feira (19), compareceu ao evento. O convite foi feito com o objetivo de dar espaço para apresentação de propostas sobre temas relacionados à advocacia, justiça e sociedade.
“A ausência dos demais nos preocupa. Queremos saber o que os candidatos pensam sobre os temas que elencamos para nortear nossos mais de 11.500 advogados em suas escolhas nessas eleições”, disse o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues. O candidato que compareceu a apresentação foi Nelson Trad Filho. Apenas os candidatos Delcídio do Amaral, Reinaldo Azambuja e Professor Sidney entregaram justificativa de ausência.
Os itens elencados pela OAB/MS para comporem os projetos dos candidatos contemplam a situação do sistema carcerário no Estado, a morosidade no Poder Judiciário, a estrutura da Justiça Federal em MS, a criação do TRF 6ª Região, para abrigar os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, as condições de trabalho e remuneração da advocacia pública, a remuneração dos advogados dativos, o piso salarial dos advogados e aumento de duodécimo para Defensoria Pública.
Após a apresentação do candidato, os conselheiros estaduais Claudio Guimaraes, Carlos Magno Couto, Juliano Tannus e Gustawo Tolentino fizeram perguntas específicas sobre a morosidade na justiça, sistema carcerário, condições de trabalho dos procuradores do Estado e condições de trabalho e remuneração dos procuradores autárquicos.
Participaram ainda, o vice-presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, o secretário-geral Lázaro José Gomes Júnior, o secretário-geral adjunto, Victor Jorge Matos, o diretor tesoureiro, Elvio Gusson, além dos demais conselheiros estaduais e da conselheira federal Samia Roges Jordi Barbiere. O evento, que contou com transmissão online, foi realizado na sede da OAB/MS, na Av. Mato Grosso 4.700, em Campo Grande.