Centro Cultural abre novos cursos de samba de gafieira e sertanejo universitário
11 SET 2014 • POR Mariana Rodrigues/Informações Notícias MS • 19h57O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, abriu através do Programa Educativo novos cursos de samba de gafieira e sertanejo universitário para iniciantes. As aulas são direcionadas para pessoas a partir de 15 anos e ministradas pelo professor e coreógrafo Davi Rosendo às terças e quartas-feiras.
As aulas começam na próxima terça-feira (16), sendo a primeira gratuita e acontecerão nos seguintes horários: sertanejo universitário das 18h30 às 19h30 e samba de gafieira das 20h30 às 21h30. Os cursos terminam em dezembro e a mensalidade é de R$ 90,00 por curso.
No primeiro curso os alunos aprenderão o tradicional samba de gafieira carioca e samba no pé. Já no de sertanejo universitário os participantes terão aulas de chamamé, vanerão e arrocha.
O samba de gafieira é um estilo de dança de salão que se originou no Rio de Janeiro oriundo do Maxixe, ritmo praticado no início do século XX. Muito admirado pela mistura de gingado, proteção, elegância e condução do cavalheiro e pela beleza de ganchos de perna da dama.
O sertanejo universitário provém de uma mistura da música sertaneja e dos embalos e agitos das danças do arrocha. Canções simples predominam nesse estilo. Com os tradicionais acordeões e violões, sintetizadores e guitarras elétricas começaram a ser usadas com mais frequência. Esta variação se diferencia do sertanejo raiz por ter mais elementos do pop e linguagem voltada ao público mais jovem.
Davi Rosendo leciona Dança de Salão desde 2006. Foi aluno do Centro de Dança Cláudio e Dinorá, aprendeu Tango em Buenos Aires, na Argentina, foi integrante do Grupo Bailah (Grupo Coreográfico de Dança de Salão da UFMS), participou do curso de Formação de Professores de Dança de Salão na Escola de Dança e Centro Cultural Jaime Arôxa, no Rio de Janeiro, em 2012 e atua também como coreógrafo.
É formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestrando em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Serviço
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas na secretaria do Centro Cultural de terça a sexta-feira das 8 às 18 horas ou diretamente com o professor no dia da aula. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.