Público prestigia Dança Campo Grande nessa sexta

23 AGO 2014 • POR Mariana Anjos / Informações CGNotícias • 16h16
Foto: Divulgação

Ao abrir o 18º Dança Campo Grande, no Teatro Glauce Rocha, na noite dessa sexta-feira (22.08) o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte ressaltou a importância da arte para a transformação social e anunciou que está lançando projetos sociais que vão investir na música, na dança e no esporte.

“Fizemos um grande esforço para apresentar à população campo-grandense neste mês de aniversário da cidade, uma série de atrações na área cultural”, disse o prefeito. Acompanhado da diretora da Fundação Municipal de Cultura Juliana Zorzo, Olarte reiterou que todos os segmentos serão atendidos e terão seu espaço para manifestar sua arte, sua cultura.

O público presente ao teatro Glauce Rocha teve a oportunidade de assistir a uma singela homenagem ao segmento feita pela diretora da Fundac, Juliana Zorzo com uma apresentação de dança produzida e interpretada por ela. Segundo Juliana Zorzo, o povo sem cultura é um povo sem história e entre as manifestações culturais, a dança é um setor que vem crescendo na capital. “A dança tem acumulado conquistas significativas em Campo Grande”, disse Juliana.

O Dança Campo Grande - que teve início no dia 21 e se estende até o dia 26 de agosto - teve uma sexta-feira especial com a apresentação da Cia Fragmentos de Dança, uma companhia de dança de São Paulo que apresentou o espetáculo “Aos vencedores, as Batatas”. Irreverência, alegria e humor marcaram o espetáculo que revelou a técnica e a beleza da dança dos bailarinos sob a direção de Vanessa Macedo – que recebeu homenagem da diretora Juliana Zorzo em nome de sua equipe da Fundação Municipal de Cultura.

As homenagens se estenderam ao prefeito Gilmar Olarte que recebeu um placa de agradecimento pelo apoio e valorização em sua administração à arte e cultura. Olarte destacou seu compromisso de  valorizar a dança e a música e anunciou que até o final do seu governo pretende formar 4.500 músicos, dando oportunidade aos jovens de buscar a transformaçao de suas vidas por meio da arte.  

O espetáculo de aproximadamente uma hora mostrou a dança contemporânea teatralizada e a construção de uma dramaturgia do corpo envolvendo diversos temas que marcam a temática ruptura. De acordo com Vanessa, suas criações são marcadas pela inspiração em artistas, obras e conteúdos que surgem das confissões e questões internas da pessoa.

O resultado foi um espetáculo cheio de força e beleza mostrando o ser humano enquanto ser social. A Cia, de acordo com a diretora, procurou construir um vocabulário de movimento próprio, buscando uma estética dramatúrgica autoral envolvendo cada integrante da companhia.

No final da apresentação, a plateia participou de um debate que contou com a participação dos bailarinos da Cia Fragmentos de Dança

O Dança Campo Grande prossegue até a próxima terça-feira, (26.08) e contará com oficinas de dança de salão, dança de rua, dança moderna, contemporânea e balé clássico.