Universitário tem parada cardíaca e morre na UFGD
19 AGO 2014 • POR Mariana Rodrigues/Informações Dourados Agora • 14h39O estudante Anacleto Tamporoski, de 60 anos, do curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), morreu no final da manhã desta terça-feira (19), na sala de aula, após sofrer parada cardíaca.
De acordo com colegas, durante a aula ele passou mal e caiu ao chão. Desesperados, os acadêmicos pediram por ajuda, que demorou para chegar. "Ninguém sabia ao certo o que fazer e passamos a pedir por ajuda, na Faculdade de Medicina e até para quem passava nas imediações da sala de aula", disse a acadêmica Dina Corretora.
Ela conta que os colegas chegaram a ligar para um médico pedindo orientações. "Tentaram reanimar o Anacleto por conta própria, com massagem cardíaca, mas como somos leigos não sabíamos o procedimento correto", relatou.
Dina contou que uma pessoa da Faculdade de Medicina, demorou quase 15 minutos para socorrer o aluno. "Não sei se era um professor ou acadêmico, só sei que imploramos por socorro que demorou para chegar", relata.
As equipes do Samu e dos Bombeiros, segundo ela, demorou ainda mais para chegar, cerca de 40 minutos. "Quando o socorro chegou o nosso colega já havia falecido", contou Dina Corretora.
A UFGD fica a uma distância de 15 quilômetros do centro de Dourados e a rodovia Guaicurus, de acesso ao campus universitário, passa por obras de duplicação, deixando o trânsito lento.
A comunidade acadêmica chegou a fazer pedido de implantação de um posto médico dentro da universidade, com ambulância, no ano retrasado. O processo está em andamento.
A assessoria da UFGD disse que posteriormente enviará comunicado à imprensa sobre a morte do estudante.