Exposição de Orquídeas acontece até domingo na Capital
16 AGO 2014 • POR Mariana Rodrigues/Informações CG Notícias • 13h31O Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária abriga até o próximo domingo três exposições que mostram a beleza das orquídeas com a participação de mais de 50 expositores de Campo Grande e do interior do Estado e de cidades dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e de províncias do Japão. As mostras que vão até domingo (17), destacam mais de mil orquídeas presentes na 9ª Exposição Nacional, na 6ª Exposição Nacional de Cattleya Nobilior e na 6ª Exposição Estadual de Orquídeas.
O evento, que foi aberto oficialmente na sexta-feira (15), é promovido pela Associação Campo-grandense de Orquidofilia e Ambientalismo (Acoa), e conta com apoio da Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio (Sedesc). Na solenidade de abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edil Albuquerque, acompanhado do secretário adjunto Natal Baglioni Barros – que é cultivador de orquídeas – e do presidente da Acoa, Wenceslau de Oliveira lembrou a importância do evento para a capital que já se tornou tradição no mês de aniversário de Campo Grande.
A abertura do evento contou com a presença de representantes de associações de orquidófilos, autoridades municipais e vereadores.
A Associação Campo-grandense de Orquidofilia e Ambientalismo (Acoa) é credenciada em Campo Grande como entidade que agrega um grande número de cultivadores de orquídeas, além ser reconhecida pelo cultivo da Catyleia Nobilior por muitas décadas. Segundo o titular da Sedesc, Edil Albuquerque o evento atrai expositores, comerciantes e visitantes apreciadores de orquídeas de outros municípios e Estados. “A exposição tornou-se um evento tradicional e esperado pela população e nos 115 anos de Campo Grande ela está presente”, comemora Edil.
Já no primeiro dia, a exposição atraiu famílias inteiras, apreciadoras das orquídias e colecionadores que aproveitaram para conhecer as novidades trazidas de outros estados. Do interior do Estado estão presentes colecionadores de Sidrolândia, Maracaju e Miranda. Nesta edição, estarão presentes palestrantes de Belo Horizonte, interior de São Paulo e o orquidófilo de Campo Grande, Sérgio Osteto. Ao longo das edições, a exposição tem sido marcada não só pelas espécies raras, mas também pela apresentação de formas e tecnologias utilizadas no cultivo das plantas, tornando-as cada vez mais admiradas e cortejadas pela sua beleza e formas diferentes de cultivo.
De acordo com o presidente da AOC, Wenceslau de Oliveira, a exposição tem contribuído para a difusão do interesse pela planta e induzido os cultivadores profissionais a reproduzir artificialmente espécies de orquídeas diferenciadas e mais belas.
Serviço
O evento prossegue neste sábado (16) e domingo (17) e está aberto das 8 horas às 17 horas no Armazém Cultural, localizado na avenida Calógeras, s/n, na Esplanada Ferroviária.