Cinema (d)e Horror exibe “1984”nesta quarta-feira

13 AGO 2014 • POR Mariana Rodrigues/Informações Notícias MS • 18h57
Foto: Divulgação

 O projeto Cinema (d)e Horror, uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Fundação de Cultura do Estado, exibe nesta quarta-feira (13) o filme “1984”. A sessão acontece às 18h30 na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada é franca e a classificação livre. 

O filme“1984” (1956/Reino Unido/90’) tem direção de Michael Radfort e sua história se passa em um momento quando o Reino Unido está sob o regime socialista, sendo controlado com mão de ferro pelo partido. Há em todo lugar telas de TV que servem como os olhos do governo para saber o que os cidadãos fazem. No intuito de controlá-los, são exibidas constantemente imagens através destas mesmas telas, relatando as batalhas enfrentadas pela Oceania em outros continentes. 

Winston Smith (John Hurt) vive sozinho e trabalha para um dos departamentos do governo, manipulando informações de forma que as notícias sejam positivas para a população. Até que um dia ele passa a se interessar por uma colega, Julia (Suzanna Hamilton), que o leva até os arredores da cidade. Eles passam a ter um relacionamento, algo proibido pelo partido, que deseja eliminar a libido na população. 

Em seu sétimo ano de atividades o projeto do Cinema (d)e Horror é coordenado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, da UFMS, e por Carol Sartomen, mestre em Estudos de Linguagens também pela UFMS. O mediador dessa sessão será Samuel Medeiros, presidente da União de Escritores de Mato Grosso do Sul (UBES/MS). 

Geralmente tem uma exibição mensal e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ou convidados especiais. Para as exibições e debates de filmes que tratam da categoria "Horror" no plano das artes, conta também com a participação da sociedade campo-grandense. 

            Serviço

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.