Governador prestigia 21° Festa do Leitão no Rolete neste sábado
2 AGO 2014 • POR Mariana Anjos / Informações Notícias MS • 12h57O governador André Puccinelli participa neste sábado (2), às 11h ,da 21ª edição da Festa do Leitão no Rolete, no município de São Gabriel do Oeste. As festividades do Leitão acontecem no Centro de Tradições Gauchas (CTG),Chama Crioula. A abertura oficial do evento aconteceu nessa sexta-feira (1°) com Show Baile com a Banda Eco do Pantanal e se estende até domingo (3), com show de Julyano Barreto e também Zezé Di Camargo & Luciano.
São Gabriel do Oeste concentra 23% do rebanho suíno do Estado, com cerca de 200 mil cabeças, de acordo com as informações da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), além de ter o maior Índice de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso do Sul.
Segundo o presidente do Sindicato Rural, Julio Cesar Bortolini, a festa foi criada com a finalidade de difundir a suinocultura para o mercado consumidor. “Com esse objetivo, desde a primeira edição, o evento contribuiu para quebrar barreiras em relação ao consumo da carne suína, que é rica em sabor e proteínas”, destaca o dirigente.
Em sua 21ª edição, o evento que é promovido pela Cooperativa Agropecuária (Cooasgo), pretende atrair mais de 35 mil pessoas, de 31 de julho a 03 de agosto. Também estão previstos mais de 40 expositores de empresas do Estado, dos segmentos agropecuário, automobilístico e de artesanato.
Além do tradicional almoço, que deve servir 240 leitões e mil quilos de linguiça, entre o sábado (2) e o domingo (3), o 21º Leitão no Rolete terá a segunda edição da festa Fantasy, o festival de música FestOeste, concurso Pega Leitão, shows e voos panorâmicos de helicóptero.
Incluso no calendário estadual de eventos, o Leitão no Rolete movimenta o município meses antes de sua realização. Segundo Bortolini, a cidade deve receber cerca de 20 mil turistas. “Os hotéis estão todos lotados e muitos moradores estão alugando suas casas para quem não conseguiu uma reserva antecipada. A expectativa não poderia ser diferente. Esperamos uma grande festa”, afirma o presidente do Sindicato Rural.