Caminhão é apreendido com gado contrabandeado do Paraguai

24 JAN 2012 • POR • 11h59
Foto: Divulgação DOF

Um caminhão carregado com sete cabeças de gado foi apreendido nesta segunda-feira (23), em Coronel Sapucaia, a 380 quilômetros de Campo Grande. A apreensão ocorreu durante fiscalização do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) em apoio a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) nas ações de defesa sanitária.

O veículo, com placas de Amambai, estava sendo conduzido por homem de 54 anos, que não possui CNH e estava sem qualquer tipo de documento (nota fiscal/GTA).  Cinco vacas estavam com brincos de identificação do Paraguai na orelha esquerda, e as demais apenas com furos na orelha esquerda.

O condutor informou que pegou o gado em uma fazenda no lado Paraguai e ia levá-lo até uma chácara de Coronel Sapucaia. Ele não soube informar o nome da fazenda do Paraguai e nem o nome do sitio do lado brasileiro.

Os policiais do DOF conseguiram identificar que o proprietário da mercadoria é um pecuarista conhecido da região. Entretanto, assim que soube da apreensão da carga, o proprietário saiu da cidade e, por enquanto, não foi localizado.

Os fiscais da Iagro foram acionados e devem encaminhar o gado para o abate. O motorista, juntamente com o caminhão e bovinos apreendidos, foram encaminhados a Delegacia de Policia Federal de Ponta Porã. 

Adriana Oliveira