Menu
Busca quinta, 26 de dezembro de 2024

Palestrante traz discussão sobre atual política econômica do País à Capital

14 agosto 2014 - 22h15Por Mariana Rodrigues/Informações Assessoria

 A política econômica adotada pelos últimos três presidentes do Brasil e o enfoque das teorias marxista e keynesina sobre o tema serão discutidos em palestra na Capital nesta sexta-feira (15), durante programação da Semana de Economia 2014, promovida pelo Conselho Regional de Economia de Mato Grosso do Sul (CORECON-MS). A palestra será proferida pelo professor mestre da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Enrique Duarte Romero.

 Segundo Romero, dentro do tema “O Estado e as Crises do Capitalismo”, a palestra pretende abordar, por meio de estatísticas, como caminha a política econômica do País, que tem girado em torno de quatro variáveis: inflação, câmbio, juros e superávit primário.

“O debate econômico no Brasil tem girado em torno destas variáveis, na ilusão de que se possa captar o seu funcionamento a partir de relações puramente quantitativas, dissociadas da dinâmica produtiva, das relações sociais e do padrão de inserção externa do País. Isso nos deixa presos ao tripé da política econômica, câmbio flutuante, meta de inflação e superávit primário”, afirma.

 O professor explica que com as mudanças no contexto nacional e internacional, o tripé transformou-se numa armadilha para o crescimento do Brasil. “Os dois teóricos, Karl Marx e Keines, enfocam esse tema dentro das suas teorias, conforme a característica de cada um, e farei esse paralelo na palestra”, explica.

 Serviço - A palestra será realizada nesta sexta-feira (15), às 16h, no auditório do Departamento de Economia e Administração (DEA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 Semana de Economia – A programação da Semana de Economia 2014 teve início na segunda-feira e segue até esta sexta-feira, em cinco cidades do Estado. A Semana é realizada pelo CORECON-MS e conta com apoio do COFECON, Sebrae, Fiems, Prefeitura de Campo Grande, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio (Sedesc), UFMS, UFGD, UEMS, Faculdade Salesiana de Santa Teresa, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e Câmara Municipal de Ponta Porã.

 A programação da Semana de Economia 2014 pode ser conferida no site http://www.coreconms.org.br/

Deixe seu Comentário

Leia Também

Próspero: PIB de Mato Grosso do Sul deve crescer 6,8% e superar R$ 227 bilhões em 2025
Monitoramento feito pelo Detran-MS ajuda a recuperar 47 veículos em rodovias
Cestas: recadastramento das famílias indígenas em MS chega a 94%
Bombeiros e cães coterapeutas visitam pacientes pediátricos no HRMS