A decisão consta do Ato 10/2021, publicado na tarde desta sexta-feira (14) em edição extra do Diário Oficial da Casa de Leis. Nesse período de restrições, fica suspensa a realização de eventos abertos ao público externo, entre outras medidas.
Com o novo Ato, as sessões plenárias, as reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e das comissões de mérito seguem realizadas de forma mista (presencial e remota) até o dia 30 de junho. As sessões e demais reuniões continuarão sendo transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da Casa de Leis.
Seguirá suspenso o atendimento presencial ao público externo. Os encontros e as reuniões com esse público deverão ocorrer por meios eletrônicos (vídeo chamada por whatsapp, Zoom, Google Meet) após agendamento por telefone com a Presidência da Casa e/ou com cada um dos Gabinetes Parlamentares.
A prorrogação das medidas restritivas ocorre devido ao número de casos confirmados de contaminação pela Covid-19 em Mato Grosso do Sul. A Mesa Diretora também considera, nas justificativas, que “os recursos tecnológicos dos quais a ALEMS está dotada permitem o desempenho regular de suas atribuições de forma mista” e que “a vacina está em fase inicial de disponibilização e ainda não atingiu número expressivo da população sul-mato-grossense”.