O projeto Ilumina Pantanal faz parte do Programa de Eletrificação Rural do Governo Federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, e conta com a participação do Governo de Mato Grosso do Sul. Executora do projeto, a Energisa está investindo R$ 134 milhões – recursos do Programa Luz Para Todos - e atenderá a 2.167 moradias até meados de 2022.
Fazendeiros e comunidades tradicionais beneficiados vivem em uma área de 90 mil km² nos municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda. Do total de residências, 77 serão beneficiadas com o modelo tradicional de transmissão de energia elétrica. As outras 2.090, receberão o modelo de geração solar.
O ato oficial será realizado às 8h30 no Porto São Pedro, situado às margens do Rio Paraguai (borda da Serra do Amolar), ao norte de Corumbá. A propriedade já conta com as placas de geração solar. Posteriormente, o governador Reinaldo Azambuja, o ministro e o diretor-presidente da Energisa visitarão um morador ribeirinho, também beneficiado.
Estarão presentes na cerimônia, entre outras autoridades, os secretários estaduais Eduardo Riedel (Infraestrutura) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), e o diretor-presidente da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), Carlos Alberto de Assis.