Menu
Busca sábado, 10 de maio de 2025

Cine MIS homenageia Cândido Alberto da Fonseca com exibição de dois filmes nesta sexta-feira

O MIS-MS (Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul) realiza, nesta sexta-feira (25), a partir das 19 horas,

25 abril 2025 - 11h23Por PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE MS

 sessão especial do Cine MIS em homenagem ao diretor de cinema Cândido Alberto da Fonseca, nome fundamental na preservação audiovisual da cultura sul-mato-grossense e que faleceu nesta quarta-feira (23). A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

Na programação da noite, dois documentários dirigidos por Fonseca serão exibidos: Conceição dos Bugres e Sasha Siemel, obras que revelam a riqueza da cultura, da arte e das personalidades do território pantaneiro e seu entorno.

Conceição dos Bugres, com duração aproximada de 30 minutos, apresenta a trajetória e a técnica da renomada escultora Conceição dos Bugres. No filme, a artista revela os instrumentos rudimentares — como o facão e a machadinha — com os quais dava forma às figuras icônicas conhecidas como “bugres”. Um dos momentos mais poéticos da narrativa remete à origem do uso da cera nos acabamentos, inspirada por um sonho no qual o marido lhe trazia mel do mato. A artista extraiu a cera, ferveu-a e passou nos bugres, criando um estilo singular.

Já o documentário Sasha Siemel retrata a vida e as aventuras do lendário caçador letão que veio para o Brasil no início do século XX. Siemel ficou famoso por caçar onças com zagaia no antigo Estado de Mato Grosso e, além disso, tornou-se um talentoso escritor, fotógrafo e cinegrafista. O filme acompanha suas histórias marcantes no Pantanal, que ajudaram a revelar a beleza e os desafios da região ao mundo, consolidando sua figura como mito e documentarista respeitado.

A sessão tem duração total de duas horas, das 19 às 21 horas, e promete emocionar o público ao relembrar o trabalho sensível e essencial de Cândido Alberto da Fonseca, que dedicou sua carreira a registrar e valorizar os personagens e paisagens que moldam a identidade cultural de Mato Grosso do Sul.

Para o coordenador do MIS-MIS, Marcio Veiga, a homenagem é um gesto de reconhecimento à importância histórica e estética da obra do diretor. “Cândido Alberto da Fonseca foi um dos primeiros a olhar para o Mato Grosso do Sul com a sensibilidade de um documentarista. Seus filmes são registros preciosos da nossa cultura e das figuras que nos definem enquanto povo. Rever essas obras no MIS é também um ato de memória e de resistência cultural".

Serviço

Cine MIS – Homenagem a Cândido Alberto da Fonseca

Filmes: Conceição dos Bugres e Sasha Siemel - Classificação indicativa: 14 anos

Data: sexta-feira, 25 de abril de 2025

Horário: 19h às 21h

Local: MIS-MS – 3º andar do Memorial da Cultura e Cidadania "Apolônio de Carvalho" - Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 - Centro - Campo Grande (MS)

Entrada gratuita

Deixe seu Comentário

Leia Também

SES reabre 'Drive-thru de Vacinação' no Corpo de Bombeiros para o Dia D nacional
Com recorde de inscritos, MS avança no processo seletivo do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico
MS lança plano emergencial e investe R$ 825 mil para reforçar vacinação contra influenza
Lançamento do Meu Detran e atendente virtual Glória marcam início da celebração de 40 anos do Detran