Muitos estudantes matriculados em escolas de período integral estão adequando atividades remotas com atividades profissionais temporárias ou autônomas. A partir desse contexto, as escolas realizam ações e estratégias para auxiliar os estudantes em período remoto.
Alguns alunos estão angustiados e desmotivados a realizarem as atividades remotas. Diante disso, as equipes gestoras das três escolas integrais propuseram um projeto-ação que amenizasse a inquietação e desmotivação dos estudantes, fornecendo um processo de preparação e fortalecimento de redes de interação e aprendizado.
O projeto surgiu para que os jovens do terceiro ano pudessem criar mecanismos que ampliassem seus anseios, motivação e preparação para os processos seletivos Enem e vestibulares.
O Conexão Integral Terceirão tem a intenção de auxiliar estudantes do terceiro ano do ensino médio a dirimir os impactos da pandemia, fazê-los reagir aos desafios impostos pelo estudo remoto e ajudá-los a projetar os sonhos dos projetos de vida deles.
O processo de preparação para o ENEM e vestibulares normalmente se intensifica no último ano do EM e como em 2020 não foi possível aulas presenciais e nem a realização do cursinho gratuito desenvolvido pelo Sindicato dos Professores da UFGD – ADUF Dourados, em parceira com as escolas Estaduais na realização do cursinho, o Sindicato foi convidado a participar do Conexão Integral de forma remota e com o apoio de outros professores voluntários, foi possível a realização de todos os encontros.
Tais encontros foram transmitidos pelo Google Meet e abordaram as seguintes áreas de atuação: Matemática e suas tecnologias, Linguagens e suas tecnologias, Ciências da natureza, Ciências humanas e o fechamento com um desafio entre os alunos das três escolas.
A aula inaugural foi realizada no dia 24 de setembro. Os demais encontros aconteceram quinzenalmente, de setembro a dezembro de 2020, nas datas 23/09, 07/10, 21/10, 11/11, 25/11 e o encerramento no dia 09/12. Após as aulas, os alunos são mobilizados a desenvolver uma atividade de forma on-line ou impressa. O fechamento do projeto será com um simulado desafio preparatório para os estudantes.
As Equipes Gestoras das três escolas integrais esperam que esse projeto seja o início de ações interdisciplinares e de interação entre escolas de autoria da cidade de Dourados/MS.