No entanto, a atual situação sanitária do País acabou demonstrando claramente a necessidade de se intensificar a utilização de canais digitais. Um exemplo da modernização dos serviços é a entrega da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na casa do cliente e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) totalmente digital.
A CDT (Carteira Digital de Trânsito) é um aplicativo gratuito desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que substitui a habilitação e o documento do veículo em papel.
Em Mato Grosso do Sul, mais de 100 mil condutores já possuem a versão digital da habilitação e mais de 60 mil proprietários de veículos aderiram ao licenciamento digital por meio do aplicativo.
Em maio deste ano, o Detran-MS antecipou o lançamento do CRLV Digital e os clientes passaram a obter o documento em formato PDF através do site do Denatran e assim, podem imprimi-lo em qualquer lugar e quantas vezes forem necessárias. Desde o lançamento deste serviço, em 22 de maio, já foram impressos 166.191 CRLV’s no Estado.
Quando o assunto é habilitação, o Detran-MS também apresentou novidades este ano.
O serviço recém-lançado garante a entrega das habilitações renovadas na casa do motorista, sem nenhuma taxa.Após seguir o passo a passo no site CNH Ágil, o documento é enviado pelos Correios para o endereço cadastrado.
Quem está com a PPD (Permissão Provisória para Dirigir) que é válida por 12 meses, vencida, também pode solicitar a emissão da CNH Definitiva através da CNH Àgil, sem nenhuma necessidade de deslocamento até o órgão.
No total foram emitidas 14.602 habilitações somente no mês de maio e enviadas mais de 500 CNH’s. Rudel frisa a importância de somar esforços para efetivar cada vez mais a transformação digital do Departamento. “Nosso intuito é desburocratizar e entregar serviços de qualidade”, encerra. Mais de 20 serviços digitais estão disponíveis no site do Detran-MS, entre eles a consultas de comunicação de venda, informação de gravame, débitos de veículos e andamento de processos, consulta de pontuação, processo de suspensão, entre outros.
Em casos de dúvidas, a população pode entrar em contato através do Call Center (67) 3368-0500 ou e-mail [email protected].