O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, Ciência e Tecnologia (Semac), realiza na próxima segunda-feira (29) uma Audiência Pública para apresentar os documentos e demais informações a respeito da delegação da operação, manutenção e exploração do empreendimento de uma das maiores obras do governo do Estado, o Centro de Pesquisa e Estudos da Ictiofauna Pantaneira – Aquário do Pantanal. A audiência pública será realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, às 14 horas.
O Aquário vai oferecer ao público uma oportunidade única de conhecer a riqueza da biodiversidade do Pantanal e de outros ecossistemas brasileiros. O arquiteto Ruy Ohtake, responsável pelo projeto arquitetônico, um dos mais renomados do Brasil, destaca que além de ponto turístico, o Aquário será referência para o Pantanal, com um banco de dados para estudos científicos servindo de base para formação de dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Além de enriquecer consideravelmente a oferta turística de Campo Grande e Mato Grosso do Sul, o local vai oferecer uma atração de entretenimento cinco estrelas. Trata-se de uma conquista histórica para Campo Grande e para o Estado.
O Aquário vai utilizar tecnologias inovadoras, bem como técnicas interativas e interdisciplinares para garantir que os alunos tenham uma experiência acadêmica agradável. O local será transformado em uma importante ferramenta de conservação de animais aquáticos e de pesquisa. Em uma escala mais universal, o Aquário do Pantanal vai oferecer a oportunidade única para estudantes, cientistas e pesquisadores se aprofundarem sobre questões ambientais e a biodiversidade brasileira.
Além de um extraordinário monumento de atração turística, o espaço servirá com o maior centro do País de difusão do conhecimento sobre a biodiversidade pantaneira. Os impactos científicos e tecnológicos para o Brasil, Mato Grosso do Sul e o bioma Pantanal serão incalculáveis.