Menu
Busca quinta, 26 de dezembro de 2024

"Nove rainhas" é atração de hoje do CineMIS com entrada franca

10 setembro 2014 - 19h33Por Mariana Rodrigues/Informações Notícias MS

 Dos dias 8 a 12 de setembro, o cinema argentino é atração do projeto CineMIS, no Museu da Imagem e do Som (MIS). Os filmes serão exibidos no idioma original, com legendas em português. A mostra é promovida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 19 horas, no Memorial da Cultura, situado na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, Centro da Capital.

A mostra reúne cinco filmes de produções recentes do cinema argentino, considerado hoje uma das vertentes cinematográficas mais representativas do continente sul-americano. “Com essa agenda, o Museu da Imagem e do Som cumpre sua função social de democratizar o acesso às produções audiovisuais do País e do mundo”, explica Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura do Estado.

As películas foram selecionadas por uma curadoria composta pela cineasta e pesquisadora Marinete Pinheiro e pelo produtor cultural e cinéfilo Pietro Luigi. “Foram selecionadas obras que vão da comédia ao drama e títulos de produção independente como é o caso da produção ‘Las Acácias’”, diz a curadora Marinete Pinheiro.

Segundo o curador Pietro Luigi, o cinema argentino está entre os mais premiados do mundo e tem se mostrado cada vez mais expressivo, ocupando lugar de destaque graças aos seus filmes com temas fortes. “São atuações e direções precisas que vão tornar o público ávido em assistir, debater e compartilhar essas produções”, garante Pietro.

“É um cinema que encontrou um dos seus traços de identidade no rigor que efetua diagnósticos sociais, o cinema Argentino se baseia na fórmula: barato, bem escrito e bem interpretado”, afirma Marinete.

            CineMis

A mostra de filmes é uma ação do Museu de Imagem e do Som (MIS de MS), unidade da Fundação de Cultura do Estado (FCMS), que com temas diversos e abrangentes apresenta uma mostra com olhares e artes.

Abaixo seguem as sinopses dos filmes, que podem ser encontradas também no site do museu: www.mis.ms.gov.br.

Confira as sinopses e a programação:

Nove rainhas - quarta-feira (10/9), 19 horas

(Nueve reinas, Dir. Fabián Bielinsky, 115min, 2000)

Marcos (Ricardo Darín) e Juan (Gastón Pauls) são dois picaretas que estão prestes a dar o golpe de suas vidas. Os dois se conhecem numa madrugada, após Juan tentar dar um golpe em um balconista, e resolvem se unir para participar de uma negociação milionária, envolvendo uma série de selos falsificados conhecidos como "Nove Rainhas". Um milionário espanhol está interessado em comprar a série, mas como deixará a cidade ao amanhecer o negócio precisa ser realizado imediatamente. Com isso, o veterano Marcos ensina a Juan os segredos do ofício e a cada passo que dão encontram novos ladrões e farsantes, sendo que não poderão confiar em ninguém, nem mesmo um no outro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Próspero: PIB de Mato Grosso do Sul deve crescer 6,8% e superar R$ 227 bilhões em 2025
Monitoramento feito pelo Detran-MS ajuda a recuperar 47 veículos em rodovias
Cestas: recadastramento das famílias indígenas em MS chega a 94%
Bombeiros e cães coterapeutas visitam pacientes pediátricos no HRMS