de forma gratuita, buscando capacitar e preparar os jovens interessados para oportunidades profissionais. Os cursos oferecidos dentro da Plataforma Juventude na Rota, somam mais de 100, dentre eles: Desenvolvedor de Aplicativos, Rh e Departamento Pessoal, Mídias Sociais, Atendente de Farmácia, entre outros. O projeto é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Juventude (Sejuv).
Os cursos podem ser acessados nos polos dos bairros Coophavila ll, Coophatrabalho e Maria Aparecida Pedrossian ou em qualquer outro local que tenha acesso a internet, na plataforma do Projeto Juventude na Rota – Plataforma EAD, Plataforma @Juv – em construção com Novos Cursos EAD. Os Polos possuem de 8 a 11 computadores disponíveis para quem não possui equipamento e/ou internet para cursar, podendo também, dependendo da escolha, o aluno fazer as aulas pelo próprio aparelho celular de qualquer lugar. Todos os cursos fornecem certificados e as vagas são limitadas.
Novas Oportunidades
De acordo com a secretária da Sejuv, Michele Ferreira, o projeto garante aos jovens dos bairros acesso à tecnologia, informação, desenvolvimento social, econômico, político, inclusão, capacitação, qualificação e ingresso a novas oportunidades. “Esta é uma importante ferramenta de capacitação e inclusão. Através deste projeto há a descentralização das atividades, levando o conhecimento até esses jovens, que muitas vezes, não teriam como se deslocar para participar dos cursos presencialmente”, explicou.
Para participar, os interessados devem procurar um dos polos mais próximos ou a sede da Secretaria Municipal da Juventude, na Rua 25 de Dezembro, 924, Jardim dos Estados, das 8h às 17h, ou pelo telefone (67) 3314-3577. Os polos estão localizados nos seguintes endereços: Avenida Marinha,725 – Coophavila ll; – Avenida Florestal, 847 – Coophatrabalho; Avenida Orlando Darós, 279 – Maria Aparecida Pedrossian.