A ampliação tem por objetivo desafogar outras unidades hospitalares, além de absorver a demanda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs) da Capital.
Com os novos leitos em operação, o hospital passa a contar com 46 leitos de terapia intensiva de uso exclusivo a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O município de Campo Grande disponibilizou 10 respiradores para que os leitos pudessem ser implementados. Os primeiros pacientes já começaram a ser transferidos nesta sexta-feira, dia 11 de junho.
Desde o início da pandemia, março de 2020, a Prefeitura tem trabalhado na estruturação da rede de assistência para garantir o atendimento adequado à população, desde a Atenção Primária à Especializada. O número de leitos de UTI foi triplicado, saindo de 116 para os atuais 350 leitos contratualizados na rede pública, privada e filantrópica.
Além da ampliação dos leitos e o reforço no atendimento das unidades de urgência e emergência, o município intensificou as medidas com o objetivo de frear a disseminação do vírus, como desinfecção de ruas e ações de fiscalização.