MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
25/04/2017

Vídeo com artistas critica 'lobby ruralista' contra índios Guarani Kaiowá

Um vídeo divulgado nas redes sociais em defesa dos índios guaranis-caiovás afirma que há um "genocídio" dessa etnia em curso em Mato Grosso do Sul, que seria "agravado pelo lobby ruralista na mídia e no Congresso Nacional".

Na gravação, atores como Wagner Moura, Camila Pitanga e Bete Mendes e o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) se identificam com o termo "guarani-caiová" em seus sobrenomes a referência à etnia foi disseminada nas redes sociais como forma de protesto em defesa dos índios.

Ao som da música "Um Índio", cantada por Caetano Veloso, o vídeo traz textos dizendo que há um conflito entre ruralistas e os índios guaranis-caiovás em Mato Grosso do Sul.

Um dos trechos afirma: "Sofrendo com uma das mais altas taxas de assassinatos e um dos maiores índices de suicídio do mundo, [os índios guarani-caiová] são o lado frágil de um conflito que perdura por décadas e é agravado pelo lobby ruralista na mídia e no Congresso Nacional".

Gravado durante evento da organização Movimento Humanos Direitos que prestou homenagem aos índios do Brasil, em 18 de dezembro, o vídeo também cita uma campanha de financiamento coletivo para a realização de um documentário sobre o conflito entre indígenas e produtores rurais.

Comente este Vídeo
Vídeos