MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
28/05/2017
31 de maio de 2014 às 17h01 | Meio ambiente

Senado debate risco de racionamento de água no país

Falta de água já afeta municípios de São Paulo, Paraná e Minas Gerais

Por: Mayara Medeiros - Agencia Senado

O risco de racionamento de água em grandes cidades do país e a busca por medidas para evitá-lo são temas de audiência pública conjunta da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) marcada para esta quarta-feira (4).

Autor do requerimento para realização do debate, o senador Jorge Viana (PT-AC) explicou que a escassez de água era um problema até pouco tempo marcante apenas no semiárido nordestino, mas que, gradativamente, vem se tornando um problema de grandes centros urbanos por todo o país. Dados divulgados pela imprensa indicam que a falta de água já afeta municípios de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

— A escassez de recursos hídricos para o abastecimento de centros urbanos precisa ser enfrentada com urgência, até mesmo porque envolve conscientização da população, definição de políticas públicas e significativos investimentos do conjunto dos entes da Federação — afirmou o senador ao justificar a audiência.

Para o debate foram convidados o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, e o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Irani Braga Ramos. A audiência está marcada para 7h30 no plenário 13 da Ala Senador Alexandre Costa. 

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas