MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
17/12/2017
03 de março de 2017 às 13h26 | Rural

Safra de soja pode ser de 8,1 milhões de toneladas, estima Aprosoja

Com mais da metade da safra colhida, aumento na produtividade pode incrementar produção

Por: Da Redação com G1
Divulgação

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) elevou para cima sua estimativa de colheita para a safra 2016/2017, de 7,8 milhões de toneladas para 8,1 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (3), pela entidade com base em dados coletados pelo Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga).

A associação aponta que a correção ocorreu em razão da revisão da estimativa de produtividade para o ciclo, que deve passar dos 51,5 sacas por hectare para 54 sacas por hectare. Somado o incremento da rentabilidade das lavouras ao aumento da área cultivada, que nesta temporada deve chegar aos 2,5 milhões de hectares, o estado deverá colher uma nova safra recorde da oleaginosa.

A Aprosoja/MS ressalta que o estado deve confirmar uma produção histórica, apesar do clima não ter contribuído muito ao longo do ciclo. “Essa foi uma safra com clima diverso e muita adversidade climática. Essa situação, em outros momentos, afetaria de forma mais significativa as áreas de cultivo de soja. Entretanto, com investimentos em tecnologia, com a evolução da genética das plantas, com investimento em insumos para produção, o produtor conseguiu ter uma resposta muito melhor que o esperado, mesmo nas situações adversas que ocorreram”, explica Christiano Bortolotto, presidente da Aprosoja/MS.

Conforme dados do Siga, até o dia 24 de fevereiro, 51,2% da área plantada com a soja no estado já havia sido colhida. A região sul apresentava a maior porcentagem média, 57%, seguida pelo norte, com 48% e o centro, com 36%.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas