MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
25/01/2020
05 de outubro de 2014 às 10h00 | Eleições 2014

PE tem maior número de eleitores que votarão em urnas biométricas

O estado tem o maior número de eleitores que vão usar as digitais para serem identificados na hora de votar

Por: Mariana Rodrigues/Informações Agência Brasil
Foto: Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil

 Em Pernambuco, mais de 2,3 milhões de eleitores estão cadastrados no sistema de biometria. O número representa pouco mais de 10% do eleitorado no país, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O estado tem o maior número de eleitores que vão usar as digitais para serem identificados na hora de votar.

Para Raquel Salazar, técnica do TRE-PE, a biometria dará mais agilidade ao pleito deste ano porque "no momento em que o eleitor não precisa mais assinar o caderno de votação, acelera o andamento da fila".

Em 2010, os eleitores de apenas quatro municípios pernambucanos foram cadastrados no sistema de biometria. Em 2012, foram 12 e agora já são 47 cidades, incluindo o Recife, a aderir ao sistema.

Outra novidade, segundo Raquel Salazar, é que os eleitores cadastrados poderão usar qualquer uma das digitais para serem identificados. "Basta colocar o indicador ou o polegar direito ou esquerdo e, automaticamente, o equipamento fará a leitura dessa digital e habilitar o eleitor a votar. Isso vai ser um facilitador, porque às vezes o equipamento pedia uma determinada digital e se o eleitor posicionasse a digital errada, ele não fazia o reconhecimento", explica. Conforme Raquel, a ferramenta tinha apenas uma digital cadastrada e quando o eleitor colocava outra, o sistema não reconhecia e ele tinha que passar pelo processo anterior. O fiscal procurava o nome no caderno, o eleitor assinava e então se dirigia à cabine para votar.

Para votar neste domingo, os eleitores cadastrados no sistema de biometria não precisam apresentar o título, basta um documento de identificação com foto.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas