MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
17/11/2018
21 de fevereiro de 2018 às 17h19

MINDSET: O que significa e como ele pode influenciar na sua carreira?

Por: Coach Bia Rodrigues

Mindset é uma palavra da língua inglesa que significa “Mentalidade” ou “Atitude Mental”, ou ainda, “Modelos Mentais”.  De acordo com Daniel Goleman, autor do best seller Inteligência Emocional, as fontes dos modelos mentais são a maneira pela qual os seres humanos organizam e dão sentido às suas experiências. Ainda segundo o autor, Goleman, o nosso comportamento é condicionado por modelos mentais.

De uma forma simplificada, um modelo mental é uma forma de enxergar o mundo.  As pessoas constroem e aplicam os seus próprios modelos mentais com base em quatro pilares:

Biologia: interpretação da capacidade de realização do ser humano com base nas suas limitações fisiológicas

 

Linguagem: é o meio no qual se estrutura a consciência do ser humano. 

 

Cultura: dentro de qualquer grupo - famílias, amigos, organizações e nações - os modelos mentais coletivos se desenvolvem com base em experiências compartilhadas.

 

Experiência pessoal: diz respeito à raça, sexo, nacionalidade, origem étnica, condição social e econômica, influências familiares, nível de educação, etc.

 

A partir desses pilares fazemos nossas interpretações julgamentos e construímos nossas atitudes ou modelo mentais. Formamos nossas crenças e agimos segundo elas. Os comportamentos que temos a partir de nossas crenças e atitudes geram um determinado resultado, que pode ser limitante ou potencializador.

Em seus livros a “Lei do Triunfo e as 16 leis do Sucesso” Napoleon Hill pesquisou e entrevistou mais de 16 mil pessoas, encontrando similaridade e características comuns naquelas que eram bem-sucedidas. Um dos pontos encontrados foi que elas não tinham nada de sobre humano, apenas desenvolveram estratégias e um mindset que os impulsionava perante obstáculos, ao invés de lhes limitar. Sabiam aonde queriam chegar, suas crenças eram focadas a alcançar seus sonhos, mantinham hábitos produtivos e persistência para seguir o caminho até o sucesso.

Algumas características que pessoas de sucesso tem em comum são objetivos definidos, sabem o propósito de alcançarem o que querem, sua autoconfiança é maior que qualquer estimulo externo, desenvolvem boa gestão financeira, fazem gestão do seu tempo para realizar o que realmente importa, utilizam a imaginação para encontrar novos meios para terem resultados, são dotados de um entusiasmo que contagia contribuindo para a seu instinto de liderança, desenvolvem alto nível de controle sobre suas emoções gerenciando conflitos facilmente, tiram proveito da genuína cooperação e parceria com outras pessoas, e transformam adversidades em valiosos ensinamentos.

Se você deseja construir uma carreira sólida e de sucesso, você precisa trabalhar bastante sua atitude mental de forma que ela possa agir positivamente e te motive a provocar mudanças, nada de ficar parado, acomodado em zonas de conforto, e que te leve a focar naquilo que você mais deseja no momento: ser bem-sucedido fazendo aquilo que gosta.

Os maiores “adversários” de sua carreira não estão no mercado de trabalho, os maiores “adversários” estão dentro de você. Esses “adversários internos” se alimentam dos modelos mentais limitantes e negativos que matam sonhos e destroem seus projetos de vida.

Deste modo, faça a si mesmo as seguintes perguntas e reflita se as respostas de cada uma delas está clara para você:

·         Você sabe onde quer chegar?

·         Quais são suas melhores capacidades?

·         Quais hábitos seus são produtivos, com resultados práticos?

·         Como são seus relacionamentos com as pessoas?

·         Como você pensa sobre os seus “fracassos”?

·         Se você fosse outra pessoa, confiaria no que diz e em como age?

Baseado em suas respostas, está claro qual seu modelo mental? Seu mindset está de acordo com seus objetivos?

Como disse o escritor Roberto Shinyashiki: Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores. Portanto, desafie o "mindset” negativo e esteja pronto para saborear novas vitórias!

 Abraços,

Bia Rodrigues - Personal & Professional Coach / Membro da SBCoaching

 (38) 99806-9599

coachbiarodrigues@gmail.com

Instagram: @coachbiarodrigues

Facebook: https://www.facebook.com/CoachBiaRodrigues/

 

 

 

Comente este Post


Coach Bia Rodrigues

Permita-se

A coach Bia Rodrigues terá uma coluna semanal, trazendo dicas e conteúdos que vão te ajudara tirar seus sonhos e projetos da gaveta, falando sobre carreira, propósito de vida, produtividade, empreendedorismo entre outros.
Vídeos
Enquete
Se o voto não fosse obrigatório, você iria votar nas próximas eleições?
27%
73%
0%
ver resultado