MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
20/10/2017
03 de maio de 2014 às 21h30 | Ciência/Tecnologia

Internet móvel 2G ainda é dominante no Brasil

O número de usuários de 3G deve ultrapassar o de 2G no Brasil até junho

Por: Letícia Oliveira/ Com informações Olhar Digital
Foto: Ilustrativa

O número de usuários de 3G deve ultrapassar o de 2G no Brasil até junho, segundo previsão do presidente da Anatel, João Rezende. Para ele, porém, é necessário que as empresas do setor direcionem mais investimentos para acompanhar a evolução da tecnologia móvel.

"As empresas precisam investir na rede que transporta dados. O problema não é voz, mas dados. Há o desejo do cidadão em acessar a internet móvel e temos de ampliar a capacidade das redes de dados para suportar o uso do 3G", afirmou Rezende em apresentação na Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara dos Deputados, esta semana.

A migração para o 3G acelerou-se em 2013. No início do ano passado, a vantagem em número de celulares era grande: 194,7 milhões operavam em 2G contra 53,9 milhões no 3G. Ao longo do ano, o crescimento de 75% "roubou" 18% dos clientes que, pelo menos em tese, partiram para uma estrutura melhor e mais rápida.

Segundo o porta-voz, a transição para o 4G deve ser mais lenta, devido aos altos preços dos aparelhos que suportam a tecnologia. Sem falar na carga tributária, que, segundo Rezende, "come" em torno de um terço da fatura.

Em março, o número de conexões à banda larga móvel atingiu 123,1 milhões.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas