MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
26/07/2017
25 de agosto de 2013 às 09h00 | Culinária

Chef ensina estudantes a preparar receitas diferentes no 'Dia do Miojo'

Com rotina cheia e bolsos (quase) vazios, é comum que estudantes abarrotem as despensas das casas de estudantes com pacotes e mais pacotes de miojo

Por: Leide Laura Meneses/ Fonte: G1 PR
Foto: Fernando Castro/G1

 Três minutos na água fervente, acrescenta o tempero em pó, e está pronto. A simples receita do macarrão instantâneo, popularmente conhecido como miojo, completa 55 anos neste domingo (25). Para marcar o "Dia do Miojo", o G1  levou o chef Alexandre Bressanelli a uma casa de estudantes de Curitiba para mostrar que, mesmo após tanto tempo, ainda é possível inovar no preparo do prato que não costuma figurar nos livros de receitas.

 

Com rotina cheia e bolsos (quase) vazios, é comum que estudantes abarrotem as despensas das casas de estudantes com pacotes e mais pacotes de miojo. Ainda que a repetição do cardápio não seja unanimidade entre os paladares, a opção pelo macarrão instantâneo costuma prevalecer em virtude da simplicidade do preparo, e pelo baixo custo. Pensando nisso, Bressanelli apresentou aos jovens da Casa do Estudante Luterano Universitário (Celu) de Curitiba duas receitas que, sem perder a essência eficiente do miojo, trouxeram o requinte gastronômico para dentro da cozinha comunitária.

 

“Eles têm a necessidade de comer legal todo o dia. Aqui a gente tentou aliar a simplicidade, porque eles estão com a vida acadêmica, têm que cozinhar rapidamente, não têm tempo, mas ao mesmo tempo aliar com coisas que eles gostam de comer”, explicou o chef. Com base nestes conceitos, o cardápio teve um miojo ao molho de atum com raspas de limão, e outro com tomates, calabresa, bacon, orégano e azeitonas pretas – que foi imediatamente batizado de “Miojo Celuense”.

 

O preparo foi executado na sala comunitária da Celu, onde os estudantes costumam fazer refeições em maior número. Para aproximar o “modo de fazer” do chef ao dos jovens, os equipamentos foram todos cedidos pelos aprendizes, e enquanto Bressanelli separava os ingredientes, a mesa ia ficando cheia – com pratos de um, panela de outro, potes de um terceiro, e um pano de prato que, carinhosamente, foi apelidado pelo chef de “pano da vovó do Natal de 1982”. Para risos da plateia.

 

Um dos mais interessados nas dicas era o estudante de engenharia química Sirlon Blakievicz. Ele, que foi o responsável por ceder a panela, é considerado o cozinheiro do grupo, tendo se notabilizado na Celu pelas produções de pierogi – prato típico da culinária polonesa. Atento às instruções, Sirlon se juntou ao chef no preparo do miojo de atum, colocando, literalmente, a mão na massa. “Desde pequeno eu gostei de cozinhar, e aqui mesmo eu já fazia algumas adaptações minhas, porque uma hora cansa daquele temperinho pronto, mas desse jeito nunca tinha feito”, contou.

Já para o preparo do segundo prato, o ajudante do chef foi o estudante Rafael Francisco Oliveira. De início receoso com o manuseio dos equipamentos, Rafael logo se sentiu à vontade com os incentivos de Bressanelli. “Cortou o tomate melhor que chef”, elogiou.

Ao fim do preparo, o cheiro da comida já havia atraído a curiosidade de vários estudantes da Celu. Até então, o preparo mais variado de miojo que havia passado pela casa havia sido o “Nachos de Miojo”, de autoria do estudante Lucas Capra. “Não tem como ser mais fácil. Quebra o miojo cru em pedaços, coloca requeijão em cima e leva ao microondas por 30 segundos”.

Apesar das garantias de Capra sobre a qualidade da iguaria, a invenção dele acabou no terceiro lugar do ranking após, coletivamente, os pratos de Bressanelli desparecerem em poucos instantes. Para o chef, a missão foi cumprida. “Saímos um pouco do comum, em principalmente, mostramos que dá para fazer coisas muito mais legais a partir da ideia que a gente passou para eles”, concluiu.

 

Veja as receitas do chef Alexandre Bressanelli:

Miojo ao atum com raspas de limão:

Ingredientes:
- 1 pacote de miojo
- 1 lata de atum
- Creme de leite
- 1 limão

Modo de fazer:

 


Após o cozimento do miojo, retire a massa e leve à panela o atum misturado ao creme de leite. Misture até ficar consistente. Depois, junte o miojo ao molho e acrescente ao topo o limão cortado em pequenos pedaços.

 

 

“Miojo Celuense”

 

Ingredientes:
- 1 pacote de miojo
- Linguiça calabresa
- Bacon
- Tomate
- Azeitonas pretas
- Orégano
- Tomilho

 

Modo de fazer:

 


Leve a calabresa e o bacon à frigideira até que fiquem bem fritos. Reserve. Após o cozimento do miojo, retire a massa e leve à panela o tomate e o orégano. Em um prato, misture a massa, a calabresa e o bacon e as azeitonas, e acrescento ao topo dois galhos de tomilho.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas