MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
23/11/2017
04 de março de 2016 às 09h22 | Rural

Campanha contra febre aftosa de 2016 começa dia 15 em dois estados

A vacinação contra a aftosa atingiu um índice de cobertura de 98,17%

Por: Da Redação

A vacinação contra a febre aftosa de 2016 começa neste mês de março. De início apenas os estados do Amazonas e o Pará, que possuem um rebanho de 22,17 milhões de cabeças vacinam os rebanhos de bovinos e bubalinos. O número representa pouco mais de 10% do rebanho do Brasil, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A vacinação, no Amazonas e Pará, começa no dia 15 deste mês. No Amazonas, devem ser imunizados os bovinos e bubalinos de 41 municípios que compõem as margens do Rio Amazonas. No Pará, apenas os rebanhos dos municípios de Faro e Terra Santa e parte de Juruti devem ser vacinados.

De acordo com a Famasul, a coordenadora-geral de Programas Sanitários do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Denise Euclydes Mariano da Costa, afirma que os produtores são os responsáveis pela vacinação dos rebanhos. Depois de vaciná-los, acrescentou, eles devem fazer uma declaração, contendo informações sobre a faixa etária dos animais imunizados, e entregá-las nas unidades locais de atenção veterinária de cada um dos dois estados.

Na segunda etapa da campanha de 2015, a vacinação contra a aftosa atingiu um índice de cobertura de 98,17% do rebanho bovino e bubalino.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas