MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
22/08/2019
28 de fevereiro de 2014 às 14h18 | Carnaval de 2014

Bombeiros de MS alerta sobre o risco de afogamentos no feriado

Em 2014, uma pessoa morreu no Rio Paraná e outra no Rio Ivinhema

Por: Mariana Anjos / Informações Nova News
Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) alerta a população para os riscos de afogamento neste Carnaval. Os casos de afogamento normalmente acontecem em rios e balneários do interior do Estado, devido à grande procura pelos turistas.

 Para prevenir afogamentos e mortes, o CBMMS faz um alerta. “Nunca entrar em lugares desconhecidos, usar colete salva-vidas e só entrar em embarcações que tenham profissionais habilitados”, disse o comandante geral da Corporação, coronel Ociel Ortiz.

Além dos cuidados citados pelo coronel, os bombeiros alertam sobre uma série de outras medidas para evitar afogamentos, como: procurar um local conhecido; não ultrapassar faixas e placas de avisos; não entrar em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas; procurar sempre local onde exista a presença de guarda-vidas ou corpo de bombeiros e evitar nadar sozinho.

Também é importante não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água; não se afastar da margem; não saltar em locais elevados para dentro da água; não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar habilitado, é preferível lançar flutuadores ao invés da ação corpo a corpo; identificar nas proximidades a existência do salva-vidas e permanecer próximo a ele; evitar brincadeiras de mau gosto como caldos, trotes, saltos; não deixar crianças sozinhas; evitar navegar com carga em excesso e, por último, sempre acatar as orientações dos bombeiros ou dos salva-vidas.

Rio Paraná

No dia 08 de fevereiro de 2014, uma pessoa desapareceu nas águas do Rio Paraná, no município de Batayporã. O acidente ocorreu próximo à base utilizada pela Polícia Militar Ambiental (PMA).  A vítima identificada como João Domício de Lima, de 42 anos, tomava banho no rio com familiares e amigos, quando começou a se afogar.

Testemunhas tentaram salvar o homem, mas não conseguiram. O Corpo de Bombeiros de Nova Andradina foi acionado, mas como as buscas não poderiam ser realizadas à noite, os trabalhos foram iniciados por volta das 04h deste domingo (09), sendo que, por volta das 10h30, o corpo da vítima foi encontrado.

Em outubro de 2013, um homem identificado por Márcio Rogério dos Santos, de aproximadamente 35 anos, morreu afogado no balneário de Anaurilândia. De acordo com informações de pessoas que estavam presentes no local, a vítima passou mal e submergiu. Ele foi retirado do local por amigos e, apesar de receber os primeiros socorros, não resistiu e morreu.

Na tarde do dia 02 de fevereiro de 2014, um jovem de 19 anos, identificado como Igor Muniz, residente na cidade de Ivinhema, desapareceu nas águas do Rio Ivinhema.

 O acidente ocorreu na região dos ranchos existentes nas proximidades de uma ponte de madeira, já no município de Angélica. O corpo do rapaz foi encontrado apenas no dia 04.

Ele estava boiando às margens do rio e foi resgatado pelos Bombeiros. Segundo a imprensa local, o ponto onde a vítima foi encontrada não fica muito distante dos ranchos, onde ele foi visto pela última vez.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas