MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
16/08/2018
08 de agosto de 2018 às 13h14 | Trânsito

Agetran promove ação educativa no Dia Internacional do Pedestre

O trabalho de prevenção no trânsito está focado nas crianças e idosos

Por: PMCG
Divulgação/PMCG

Pela paz no trânsito, no dia internacional do pedestre, a Prefeitura de Campo Grande por meio da equipe de educação para o trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito) promoveu nesta quarta-feira (8), a ação educativa, na Avenida Afonso Pena em frente ao Camelódromo, e na Rua 15 de Novembro ao lado do Mercado Antônio Valente (Mercado Municipal).

O educador para o trânsito da Agetran, Cláudio Ferreira enfatiza que os pedestres devem obedecer às leis do trânsito e ficar atentos ao atravessar a faixa. “Nestas ações de hoje são especificas para os pedestres. A vida deve ser cuidada enquanto os pedestres estão circulando nas vias”.

Muito animado, o grupo teatral Chico Maria Produções acompanhou a ação cantando e encenando situações do dia a dia do pedestre, alertando para a condição de sermos todos pedestres.

“O Camelódromo e no Mercadão são pontos turístico de Campo Grande. Existe uma concentração de pessoas, e nada melhor para desenvolver esta ação com música e teatro. A arte de ensinar com calma é a maneira mais correta de fixar as músicas paras as pessoas”, comenta Rane Abreu.

O gerente da Fiscalização do Trânsito da GCM (Guarda Civil Municipal), Ideu Vilela faz a observação que os motoristas devem obedecer a velocidade da vias. “Com o motorista mantendo a velocidade permitida na via fica mais fácil de visualizar o pedestre e evitar acidentes ou qualquer outro imprevisto”, frisa Vilela.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta o trabalho de prevenção no trânsito está focado nas crianças e idosos que são o grupo que corre mais risco.

“São os mais vulneráveis no trânsito a criança pela sua baixa estatura e de não ter desenvolvido a questão da distância entre elas e os veículos. Já os idosos é a questão de locomoção. O cérebro tem agilidade, mas o corpo não corresponde e por isso que nosso trabalho está focado com as crianças e os idosos. Os motoristas sabendo dessas deficiências devem ficar atentos a este grupo de pessoas dando a preferência e ter um pouco mais de paciência”, frisa Ivanise.

O comerciante Márcio Rena, do Mercadão considera a ação educativa para pedestres positiva. “Trabalho há cinco anos neste local e esta ação complementa os trabalhos que foram feitos aqui. Tivemos o local cercado, o que dá mais segurança e esta ação de alerta aos pedestres sobre os cuidados ao atravessar as vias torna o trânsito mais seguro.

A Agetran em parceria com a BMPTRAN e a Guarda Civil Municipal fez as abordagens educativas junto aos pedestres chamando a atenção pela data e entregando um livreto com dicas de como ser um bom pedestre e uma Squeeze da Vida no Trânsito para que se lembrem sempre de circular com segurança.

O dia 8 de agosto, quando se comemora o Dia Mundial do Pedestre, é marcado porque foi nessa mesma data, no ano de 1969, que a eterna imagem dos Beatles atravessando a faixa de pedestres em Abbey Road, em Londres, foi clicada pelo fotógrafo Lain McMillian.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas